User Experience – Usabilidade, Experiência Online

Sabia que a maioria dos consumidores fazem uma pesquisa online antes de comprarem? Ou que a credibilidade de uma marca está intrinsecamente ligada à experiência do site?

 

A experiência do utilizador é vital para o sucesso de qualquer marca. É crucial compreender como o consumidor se sente quando interage com um sistema, seja um website, uma aplicação móvel, um software ou qualquer interação humano/dispositivo. Estudar a experiência do utilizador é compreender e atender às necessidades dos mesmos, com o intuito de fornecer experiências positivas, que mantenham o consumidor fiel à marca ou ao produto.

Compreender a UX irá permitir diferenciar a sua marca, potenciar a retenção, melhorar a satisfação e ir ao encontro das necessidades dos seus consumidores.

 

Algumas questões que pode ver respondidas:

  • Como utilizam o seu produto? Compreendem-no facilmente? Veem utilidade?
  • Como é o flow de utilização? A navegação é fácil? Quais os obstáculos?
  • O que sentem quando navegam?
  • O que pensam da UI (User Interface)? E da arquitetura da informação?
  • Como se comportam as diferentes personas?

 

Metodologias mais utilizadas:

  • Entrevistas Individuais Aprofundadas (think-aloud protocol ), Presencial ou Online
  • Focus Group
  • Testes de usabilidade
  • Análise de Protótipo, Testes A/B, Mouse Tracking, Think-aloud Protocol
  • Online Behavior Research