User Experience – Usabilidade, Experiência Online

Sabia que a maioria dos consumidores fazem uma pesquisa online antes de comprarem? Ou que a credibilidade de uma marca está intrinsecamente ligada à experiência do site?

 

A experiência do utilizador é vital para o sucesso de qualquer marca. É crucial compreender como o consumidor se sente quando interage com um sistema, seja um website, uma aplicação móvel, um software ou qualquer interação humano/dispositivo. Estudar a experiência do utilizador é compreender e atender às necessidades dos mesmos, com o intuito de fornecer experiências positivas, que mantenham o consumidor fiel à marca ou ao produto.

Compreender a UX irá permitir diferenciar a sua marca, potenciar a retenção, melhorar a satisfação e ir ao encontro das necessidades dos seus consumidores.

 

Algumas questões que pode ver respondidas:

  • Como utilizam o seu produto? Compreendem-no facilmente? Veem utilidade?
  • Como é o flow de utilização? A navegação é fácil? Quais os obstáculos?
  • O que sentem quando navegam?
  • O que pensam da UI (User Interface)? E da arquitetura da informação?
  • Como se comportam as diferentes personas?

 

Quando utilizar:

  • Avaliar um produto nas diferentes fases de produção (os testes devem ser cíclicos);
  • Compreender se conseguimos ir ao encontro das expetativas dos consumidores, se o design do produto é adequado, se a qualidade ou performance do produto é a esperada;
  • Perceber oportunidades e obstáculos e corrigir antes de ir ao mercado;
  • Analisar o feedback dos clientes sobre o copy e conteúdos. O flow da utilização, a facilidade de navegação e de encontrar o que procuram.

 

Principais Técnicas e Canais de Recolha utilizados:

Técnica de Recolha: (EIA) Entrevistas individuais aprofundadas – necessidade de focar na experiência da pessoa a testar o produto/serviço; neuromarketing; análise de expressões faciais; entre outros.

Canais de Recolha: Presencial ou Digital (para avaliação de sites e app, onde observamos a jornada dos clientes e em simultâneo obtemos dados de facial coding e eye tracking).