Conhecimento e Segmentação de Mercado

Na sua maioria, os consumidores estão dispostos a adquirir produtos/serviços que sejam dirigidos às suas necessidades.

 

Ao segmentar os seus consumidores poderá direcionar conteúdos para perfis específicos, ao invés de direcionar para todo o seu público-alvo uma única mensagem. Numa extensa análise, poderá ainda explorar o seu mercado e conhecer como os diferentes players se posicionam.

A segmentação de mercado poderá ajudá-lo a compreender como melhorar as suas campanhas de marketing, desenvolver produtos que vão ao encontro às necessidades dos seus consumidores ou revelar perfis que não estejam a ser impactados.

 

Algumas questões que pode ver respondidas:

  • Quais as necessidades dos seus consumidores? Como se caracteriza cada perfil?
  • Que canais comunicam melhor com cada perfil de consumidor?
  • Quais os players que existem neste setor de atividade? Como se posicionam (faturação, modelo de negócio, abrangência geográfica, etc)?

 

Quando utilizar:

  • Dividir o mercado em grupos menores e mais homogéneos nas suas características, necessidades ou comportamentos ajudará a desenvolver estratégias de marketing mais eficazes ou direcionadas para cada target;
  • Direcionar mensagens, produtos, preço ou canais de distribuição mais eficazes;
  • Perceber que tipo de perfil compra o seu produto/serviço: segmentar incluindo fatores demográficos, psicográficos, comportamentais e geográficos;
  • Quando possui dados internos que podem identificar padrões ou segmentos utilizando técnicas como análise de clusters, análise fatorial ou análise baseadas em dados comportamentais;
  • Identificar oportunidades no mercado: seja através de nichos, segmentos em crescimento ou lacunas na oferta atual;
  • Analisar os players que existem no mercado definindo, o seu tamanho, tendências, faturação e cobertura geográfica;

 

Principais Técnicas e Canais de Recolha utilizados:

Técnica de Recolha: Entrevistas estruturadas , EIAs ou Focus Group, Desk Research

Canais de Recolha: Online (CAWI), Presencial