Na sua maioria, os consumidores estão dispostos a adquirir produtos/serviços que sejam dirigidos às suas necessidades.
Ao segmentar os seus consumidores poderá direcionar conteúdos para perfis específicos, ao invés de direcionar para todo o seu público-alvo uma única mensagem. Numa extensa análise, poderá ainda explorar o seu mercado e conhecer como os diferentes players se posicionam.
A segmentação de mercado poderá ajudá-lo a compreender como melhorar as suas campanhas de marketing, desenvolver produtos que vão ao encontro às necessidades dos seus consumidores ou revelar perfis que não estejam a ser impactados.
Algumas questões que pode ver respondidas:
- Quais as necessidades dos seus consumidores? Como se caracteriza cada perfil?
- Que canais comunicam melhor com cada perfil de consumidor?
- Quais os players que existem neste setor de atividade? Como se posicionam (faturação, modelo de negócio, abrangência geográfica, etc)?
Quando utilizar:
- Dividir o mercado em grupos menores e mais homogéneos nas suas características, necessidades ou comportamentos ajudará a desenvolver estratégias de marketing mais eficazes ou direcionadas para cada target;
- Direcionar mensagens, produtos, preço ou canais de distribuição mais eficazes;
- Perceber que tipo de perfil compra o seu produto/serviço: segmentar incluindo fatores demográficos, psicográficos, comportamentais e geográficos;
- Quando possui dados internos que podem identificar padrões ou segmentos utilizando técnicas como análise de clusters, análise fatorial ou análise baseadas em dados comportamentais;
- Identificar oportunidades no mercado: seja através de nichos, segmentos em crescimento ou lacunas na oferta atual;
- Analisar os players que existem no mercado definindo, o seu tamanho, tendências, faturação e cobertura geográfica;
Principais Técnicas e Canais de Recolha utilizados:
Técnica de Recolha: Entrevistas estruturadas , EIAs ou Focus Group, Desk Research
Canais de Recolha: Online (CAWI), Presencial