
06 May O Vestir a camisola e o ter camisolas que sirvam
De uma forma generalizada, nas empresas, pede-se que as pessoas vistam a camisola. Desde a identificação com a cultura da empresa, à forma como se tem de fazer determinado tipo de trabalho, tudo serve para dizer que se tem de vestir a camisola. Mas será que efetivamente criamos condições para que as pessoas a vistam? Há que ter em conta que cada pessoa tem um tamanho e, consequentemente, temos de ter camisolas de diversos números!
Estamos na era em que a competitividade é brutal, e também, porventura resultado disso, muitas vezes as pessoas olham para as “coisas” de forma cada vez mais desinteressada. Existe um EU que muitas vezes é mais importante que o TODO e que muitas vezes transportamos para as relações interpessoais e empresariais. Ora, se assim é, como é que a pensar em mim e no meu tamanho eu vou conseguir dar aos elementos da minha equipa uma camisola que lhes sirva, para que estes possam fazer aquilo que eu quero que façam? O problema é que talvez a pergunta esteja mal formulada… e o que queremos saber é como fazer com que toda a equipa consiga ir para onde a empresa deve ir – e não para onde eu, pessoalmente, quero que ela vá.
Pedir às pessoas que vistam a camisola é fazer com que elas sejam a empresa! E se assim é, quando é que conseguimos que o sejam ou caminhem para algo? Apenas quando são elas a construir esse algo, esses objetivos e esse caminho! É isto que acreditamos fazer na MORE Results: cada pessoa faz a sua camisola, a qual obedece a padrões criados por cada um.
Na MORE Results temos uma cultura irreverente, imparcial e “open mind”, onde qualquer pessoa pode dar o seu contributo, se assim entender. E muitas vezes pedimos inclusive que se manifestem relativamente a decisões que pretendemos tomar. Os objetivos da empresa são objetivos comuns, abertamente discutidos, e exemplo disso é o facto de a missão, visão e valores terem sido construídos por todos! Nas nossas camisolas, cada uma com o seu tamanho, temos em comum a vontade de construir uma empresa que preste um serviço de qualidade, inovador, diferenciador, ter clientes altamente satisfeitos e fidelizados, que possibilitem à empresa crescer e ao mesmo tempo fazer crescer as pessoas que a fazem.
One size does not fit all!