O FUTURO DO RESEARCH

O FUTURO DO RESEARCH

Não sendo uma novidade, as alterações e disrupções que vamos assistindo no mercado, e nas pessoas, estão a deixar de ser uma exceção para passarem a ser uma regra e isto é que é notícia. De acordo com os profissionais da área do marketing e insights, isto está a impactar seriamente na forma como fazem research.

 

De forma a se perceber o estado do research agile e como se prevê que o mesmo evolua, a Toluna conduziu um estudo onde inquiriu 395 profissionais da área de marketing e insights de diferentes setores de atividade (25 distintas indústrias e 14 mercados globais). Colocamos abaixo os principais highlights do referido estudo.

 

A Necessidade de Perceber o Mercado

Quando questionados sobre a forma como repartiam os seus budgets, os referidos profissionais indicaram que em média gastavam 31% do mesmo a conhecer/entender o mercado, acima de rúbricas como desenvolvimento de novos produtos, marca e comunicação. Esta nova tendência parece ter vindo para ficar, pois 58% dos inquiridos espera aumentar os seus orçamentos nesta rúbrica, novamente acima das restantes. A referir que os profissionais que operam no mercado Ásia-Pacífico, se mostram ainda mais determinados relativamente a esta tendência para os próximos anos.

 

 

Os Desafios que o Reseachers Enfrentam

No que concerne aos desafios que estes profissionais enfrentam, foram claramente destacados o budget limitado (61%) e escassez de recursos internos (47%). A estes dois seguem-se a acionabilidade dos insights recolhidos, qualidade do research vs rapidez e, não menos importante, a qualidade dos dados.

Estes profissionais fizeram novamente referência à acionabilidade dos insights quando questionados sobre as áreas onde presentemente colocam mais foco. Tendo em conta os recursos e budgets limitados, é de extrema importância, ou até mesmo crítico, que se consigam retirar insights de qualidade dos estudos que fazem (research) por forma a conseguirem tomar decisões estratégicas e de negócio adequadas. É como que dizer que não há tempo e dinheiro a perder em research inconclusivo.

 

 

A Aceleração da Tecnologia

De maneira a dar resposta às suas necessidades de research, os referidos profissionais utilizam diferentes tipos e níveis de serviço, que vão desde o “do it yourself” (DIY), ao assistido e full service. Este primeiro retrato é bem revelador da necessidade de ser “agile” no que ao modelo de serviço (ou de gerir projetos de research) diz respeito.

Inquiridos acerca do futuro, 64% destes profissionais indicaram que nos próximos 1 a 2 anos vão aumentar o DIY e, previsivelmente, o assistido, por contraposição com a procura de soluções Full Service.

 

Este shift é feito tendo muito por base a qualidade e credibilidade das soluções e plataformas tecnológicas que utilizam. Na atualidade, 50% dos inquiridos indicam que usam entre 2 e 3 plataformas tecnológicas como apoio às suas necessidades de research e, mais de 50% pensa aumentar este nível de utilização nos próximos 2 anos.

 

Estes profissionais mostram-se não só abertos ao desenvolvimento tecnológico do research, como a novas ferramentas. Mais de 1/3 dos inquiridos indica que irão começar a utilizar IA (inteligência artificial) no seu research e 4 em 10 refere que vai aumentar o uso research qualitativo online.

 

 

A Necessidade de Simplificação

Enquanto os profissionais de marketing e insights planeiam aumentar o uso de plataformas tecnológicas de research, estas, por seu turno, deverão descomplicar o processo de fazer research. Este simplificar poderá ser expresso de diferentes formas.

 

Quando questionados, 66% dos profissionais de marketing e insights indicaram que o mais importante no seu dia-a-dia para os próximos 1 a 2 anos, seria a escalabilidade. Também fizeram referência ao correto processo de onboarding e à userfriendly experience. 62% dos inquiridos quer formação em plataformas tecnológicas de research e mais de metade pretendem plataformas fáceis de utilizar. Enquanto enfrentam desafios e alterações internas, seja o turnover de colaboradores, sejam flutuações financeiras, estes profissionais ambicionam acima de tudo tecnologia que lhes torne a “vida mais simples”.

 

A par disto, necessitam de plataformas que lhes entreguem dados e insights de qualidade por forma a suportarem importantes decisões de negócio. 63% destes profissionais referiu que a integração de diferentes fontes de dados será algo de extrema importância para os próximos anos. Quando inquiridos relativamente às áreas onde os seus fornecedores deverão investir/apostar, mais de metade referiu a qualidade dos insights, design, dados e easy-to-use outputs.

 

Nas conclusões deste estudo, a Global Chief Research Officer da Toluna, Susan Vidler, disse “De forma a dar resposta aos desafios que os profissionais de marketing e insights enfrentam, as plataformas tecnológicas têm de ser easy-to-use, fornecerem escalabilidade e, elevada qualidade de soluções de research e outputs.”.

 

 

Toluna (2022), The Future of Research – New Survey Findings, acedido em 25 de Agosto de 2022, em: https://www.research-live.com/article/opinion/the-future-of-research-ndash-new-survey-findings/id/5100712#comments_section