Notoriedade e Posicionamento

A notoriedade é um fator fundamental na decisão de compra dos consumidores, sendo muitas vezes o fator principal de decisão.

 

Atualmente, o consumidor tem acesso a muita informação, seja por proatividade das marcas, seja por pesquisas ou recomendação. A confiança nas marcas torna-se assim muito relevante no momento de decisão de compra.

Compreender o reconhecimento que o consumidor tem da sua própria marca (se é reconhecida em todas as categorias de produto/serviço), qual o posicionamento relativamente a outras marcas no mercado, ou que tipo de mensagem chega aos consumidores, são fatores essenciais para desenhar qualquer estratégia de marketing.

 

Algumas questões que pode ver respondidas:

  • Qual a notoriedade da sua marca? (Espontânea vs assistida)
  • Qual o posicionamento da sua marca relativamente aos seus concorrentes?
  • A marca é reconhecida de igual forma em todas as categorias de produto?
  • Que valores os consumidores associam à marca?

 

Quando utilizar:

  • Perceber qual o conhecimento que os consumidores têm sobre uma marca, produto ou serviço (Top of mind + notoriedade espontânea + notoriedade assistida);
  • Compreender qual o posicionamento da marca relativamente aos seus concorrentes;
  • Compreender uma série de indicadores relacionados com a imagem e visão da marca de forma a arranjar estratégias para aumentar a sua notoriedade no mercado;
  • Analisar KPIS da marca ou brand trackers;
  • Perceber se há diferenças entre perfis no reconhecimento da marca;
  • Analisar o conceito que a marca transmite aos clientes;
  • Reconhecimento de logótipos, publicidade, ou outros relevantes;
  • Analisar a taxa de conversão: notoriedade versus compra;

 

Principais Técnicas e Canais de Recolha utilizados:

Técnica de Recolha: Entrevistas estruturadas (questões fechadas e abertas);

Canais de Recolha: Online (CAWI); Presencial (CAPI);