Mystery Shopping

A metodologia de Cliente Mistério atua sob o princípio de que “o que pode ser medido, por ser melhorado”. Com a mesma, conseguimos fazer uma avaliação omnichannel (presencial, online e telefónica), de todos os touch points do cliente com a sua marca.

 

O Mystery Shopping, sem sombra de dúvida, continua a ser uma das melhores ferramentas para melhorar de forma continuada, o atendimento, satisfação, fidelização e retenção de clientes. Esta ferramenta anda muitas vezes de “mãos dadas” com a Formação a implementar nas equipas operacionais.

 

O que pode medir com Cliente Mistério:

  • Standards de atendimento (abordagem, conhecimento do cliente, satisfação da necessidade, despedida);
  • Standards de venda (venda assistida, venda adicional);
  • “Imagem pessoal” dos colaboradores (uso de farda ou vestuário adequado);
  • Espaço físico;
  • Experiência do cliente, nomeadamente a emocional.

 

Entre outras, algumas das questões que vemos respondidas com esta metodologia, são:

  • Sabe se o seu cliente é abordado em tempo útil e de forma simpática?
  • Sabe se o seu cliente recebe aconselhamento profissional?
  • São feitas questões de forma a identificar as necessidades dos seus clientes?
  • Há tentativa de fecho de venda e venda adicional?
  • O seu cliente está ser fidelizado?

 

Dado o nosso expertise nesta área, fruto de 20 anos de experiência e desenvolvimento da mesma, temos algumas metodologias próprias, que as tomamos como derivantes do cliente mistério generalista, mais focadas em objetivos específicos.

OMDC - One Million Dollar Customer

Metodologia bastante usada para quem quer dar especial enfoque à promoção de vendas adicionais e assim motivar as suas equipas a fazê-lo, estimulando o aumento do número de artigos vendidos e/ou do valor por talão.

 

Neste cenário, o cliente mistério mostra-se recetivo às sugestões de vendas adicionais feitas pelo colaborador e o preço nunca é uma objeção. O cliente mistério indica que vai adquirir o primeiro produto, motivo pelo qual se dirigiu à loja e demonstra assim abertura para comprar outros produtos.

 

À medida que vão sendo sugeridos outros produtos adicionais, cross, link ou up selling, o cliente acede a comprar os mesmos.

 

Ao fim de um X de produtos adicionais sugeridos, o cliente mistério identifica-se como tal e parabeniza o colaborador por este ter conseguido fazer várias vendas.

 

O colaborador é reconhecido pelo seu bom trabalho através de um gift – por exemplo, um pin ou um cheque prenda.

Este reconhecimento faz com que o colaborador se sinta motivado a continuar a fazer vendas adicionais e continuará a esforçar-se para corresponder e superar as expetativas da empresa.

 

Do lado oposto, caso o colaborador não atinja o número expectável de vendas adicionais, o cliente mistério acaba também por se identificar e revela o propósito da avaliação, incentivando-o a fazer melhor para uma próxima vez.

 

O reconhecimento é um dos sentimentos que mais empatia e bem-estar gera entre os seres humanos, por isso nada melhor que promover este tipo de ações entre a sua equipa!

 

Algumas questões que pode ver respondidas?

  • Sabe se os seus colaboradores tomam a iniciativa de explorar o potencial de vendas adicionais?
  • Tem alguma forma de reconhecimento dos seus colaboradores?

100% Abordagens

Quantas vezes entramos numa loja e nos sentimos ignorados, pois a nossa presença não foi reconhecida e não nos foi oferecida ajuda quando demonstramos precisar da mesma?!

 

A metodologia 100% Abordagens visa precisamente a avaliação do primeiro touch point do cliente com a marca.

 

O objetivo principal é avaliar se o cliente é abordado quando demonstra interesse num determinado produto e promover a abordagem pró-ativa dos colaboradores aos clientes.

 

Quando o cliente é abordado pró-ativamente, sem necessitar de solicitar ajuda, o cliente mistério premeia o colaborador por ter criado uma experiência agradável de acolhimento ao cliente.

Trata-se de uma ação pedagógica que envolve o colaborador e que lhe permite corrigir ou reconhecer o seu comportamento.

 

Algumas questões que pode ver respondidas?

  • Os seus clientes são reconhecidos e abordados quando entram na loja?
  • Tem alguma forma de reconhecimento dos seus colaboradores?

Benchmarking

Num mundo altamente competitivo e com tanta oferta ao dispor do cliente, é imperativo que as marcas conheçam os seus concorrentes e quais as práticas usadas pelos mesmos.

Igualmente importante é conhecer as práticas doutros sectores – muita diferenciação sectorial assenta em nos inspirarmos em boas práticas doutros sectores.

 

Através da metodologia Cliente Mistério, as empresas conseguem comparar os seus serviços, produtos e práticas empresariais com as dos seus players concorrentes.

Esta comparação permite melhorar o desempenho das empresas, ter vantagem competitiva em relação à concorrência e aceder às melhores práticas e processos.

No Benchmarking intersectorial o princípio é semelhante, contudo o foco será a observação de melhores práticas (nomeadamente, de atendimento) e importação das mesmas de um sector de actividade para outro.

 

De modo a ser possível esta comparação entre marcas, usa-se normalmente o mesmo modelo de relatório, do nosso cliente para os seus concorrentes, por forma a conseguir identificar os pontos de sucesso e assim ter uma maior comparabilidade nos resultados obtidos.

 

Algumas questões que pode ver respondidas?

  • Conhece os seus concorrentes?
  • Sabe quais são os produtos/serviços que comercializam?
  • Gostaria de ser conhecedor de quais as melhores práticas de mercado?
  • Como é que está o seu negócio comparativamente à concorrência?

Preferenciabilidade/Recomendação

Esta técnica permite compreender como e em que posicionamento a sua marca está a competir com outras no mesmo ponto de venda.

 

O cliente mistério mostra-se interessado na compra de um artigo e demonstra precisar de aconselhamento técnico do colaborador. Faz um pedido inicial simples e tem tempo disponível para ouvir todas as sugestões e explicações do colaborador.

Com esta técnica pretende-se analisar a capacidade do colaborador em fazer questões de diagnóstico e sugestões adequadas, cruzando os benefícios apresentados com as necessidades do cliente.

 

O objetivo é analisar se o colaborador valoriza a marca do nosso cliente em relação às outras e se dá uma boa explicação sobre porque esta marca é a melhor escolha para a sua compra.

 

Algumas questões que pode ver respondidas?

  • Sabe se a sua marca está a ser divulgada nos pontos de venda?
  • De que forma vendem os colaboradores a sua marca?
  • Será que a sua marca é Top of Mind até para os vendedores onde ela se encontra?

Mystery Shopping B2B

Quando se fala em Mystery Shopping, tendencialmente focamo-nos em cliente final, consumidor do dia-a-dia, quando na realidade também este papel é por nós assumido no decorrer da nossa vida profissional. E se tal acontece, é porque estamos numa interação também ela passível de ser avaliada, monitorizada, melhorada.

 

É tendo em conta este pressuposto que avaliamos, em diferentes setores, interações entre profissionais.

 

Damos-lhe alguns exemplos:

  • Avaliação do atendimento em contexto B2B;
  • Avaliação da qualidade do serviço e do processo de vendas;
  • Benchmarking multisetorial e unisetorial de processos de vendas e qualidade de serviço em ambiente b2b;
  • Avaliação de touch point física (ambiente, layout, privacidade);
  • Avaliação de touch point digitais (user experience);
  • Avaliação de tempo de resposta;
  • Análise da jornada do cliente na marca e concorrência (número de touch points, interações, propostas apresentadas);
  • Análise das propostas: clareza, detalhe, transparência da informação.

 

No que concerne à adequabilidade, podemos dizer que é praticamente transversal a todos os setores que vendem produtos e serviços de empresas para empresas.

 

Para além dos setores mais comuns temos, por exemplo, experiência em Office Spaces, materiais de construção e retalho para o canal Horeca.

Add Ons

Pela nossa abordagem ser mais virada para as tailored solutions onde preferimos adequadar o produto final às efetivas necessidades do cliente, criámos diversos add ons que podem ser incluídos no serviços de Mystery Shopping.

Não somos apologistas de “fazer por fazer” quando isso não cria valor para o cliente!

Dashboard 3.0

O que é?

Conjunto de painéis, gráficos e indicadores importantes que permitem ao cliente ver os resultados do cliente mistério, online – acedendo por via de username e password. Estes indicadores são atualizados à medida que as auditorias e vagas vão sendo realizadas.

Porque é útil?

Comodamente e em qualquer lugar (por pc ou device móvel) pode aceder aos resultados (acumulados, por vaga, por location, etc.) das auditorias realizadas.

Apresentação de Resultados

O que é?

Este item não carece de grande apresentação, pois o nome fala por si.

Com um público por si definido, apresentamos presencialmente os resultados e debatemos pontos de pormenor. Vamos sempre um pouco mais além e damos alguns insights que consideramos adequados e acionáveis.

Porque é útil?

O impacto de uma apresentação presencial é sempre diferenciador. A proximidade com a audiência, a possibilidade de interagir, são alguns pontos que conferem muito maior envolvimento de todas as partes no projeto.

FBI

O que é?

FBI – Feedback Interview

O cliente mistério que efetuou a visita, no final da mesma, dirige-se novamente à loja (apresentando-se como auditor) e dá um feedback imediato de como correu a visita realizada, nomeadamente pontos positivos e pontos de melhoria relevantes.

Porque é útil?

Para além de ter um impacto didático, cria maior envolvimento das equipas com o projeto e com os seus objetivos.

Happy Letter

O que é?

Carta personalizada enviada a uma equipa, colaborador ou loja que obtiveram uma pontuação de excelência na avaliação de cliente mistério.

É uma forma de premiar quem se destaca positivamente.

Porque é útil?

Todos gostamos de ver o nosso trabalho valorizado e esta é uma forma diferente de o fazer. Cria um impacto muito positivo nas equipas – não só nas que recebem este reconhecimento, como nas restantes que também quererão receber; cria uma competição positiva.

Audio & Vídeo Feedback

O que é?

Forma impactante de dar feedback.

Não é um feedback presencial, mas através de vídeo e voz consegue-se captar mais facilmente a emoção do cliente mistério, a forma como decorreu a visita e qual foi a sua experiência enquanto cliente.

Porque é útil?

Possibilita ter um nível de detalhe da Customer Experience que de forma escrita não é viável.

A forma como escrevemos, não é semelhante à forma como verbalizamos.

Mesas de Discussão

O que é?

Mesa de discussão ou mesa-redonda, é um formato que visa gerar “conversa e troca de ideias” entre os intervenientes, sendo que neste caso visam debater a auditoria realizada com outro nível de profundidade, permitindo ainda a indução de temas paralelos.

Consegue-se através desta metodologia ter uma grande perceção da experiência do cliente, do que este acharia positivo para que esta fosse ainda melhor, tendo em vista a personalização do serviço e o dar o “extra mile”.

Porque é útil?

Consoante o nível de detalhe pretendido, esta é uma das melhores formas de um cliente mistério confortavelmente conseguir expor toda a sua experiência, emoções e sugestões.

Whorkshops & Action Plans

O que é?

Os workshops & action plans, são uma cocriação de planos de ação que visam corrigir pontos de melhoria detetados aquando da realização da auditoria cliente mistério.

Porque é útil?

Após a visita de Cliente Mistério, são realizadas reuniões de trabalho com as equipas, onde é analisado o relatório de forma minuciosa e são definidos, conjuntamente, planos de ação a implementar. É realizada uma monitorização do estado de implementação das estratégias desenvolvidas, que culmina numa nova avaliação de cliente mistério. O objetivo é haver um compromisso entre as equipas e a MORE Results no sentido de, numa próxima avaliação, os planos de ação já estejam devidamente implementados e isso seja notório na avaliação realizada.

 

Esta é uma técnica muito comum em clientes no setor da restauração, hotelaria e também automóvel, contudo a mesma é transversal a muitos outros setores.

 

Por forma a criar algum tipo de automatismo entre a verificação da existência de pontos de melhoria (questões avaliadas negativamente em cada relatório de cliente mistério),  no shopmetrics, temos uma ferramenta que nos permite gerar automaticamente surveys por cada inconformidade e assim trabalhar isoladamente um plano de ação para dar resposta a cada uma destas. Esta é a forma correta e incisiva de tratar cada ponto de melhoria, na medida em que as medidas no plano de ação constam deste mesmo survey, o que nos permite verificar o que aconteceu desde a deteção da inconformidade até à sua resolução.