
24 Aug More Results e Grimpa analisam férias de Verão dos Portugueses
62% dos portugueses escolhe a praia como destino de eleição e a internet tem um papel fundamental nas escolhas. Atenta ao facto de os consumidores serem cada vez mais digitais, e de modo a testar uma tecnologia inovadora nos estudos de mercado, a More Results pediu aos entrevistados para enviarem uma imagem das suas férias de sonho, através de chatbox – o conforto e comodidade ganham destaque!
Os portugueses são um povo de sol e calor. Assim, não é surpresa que cerca de 62% tenha a praia como destino de eleição, de acordo com o estudo sobre as férias, levado a cabo pela More Results, numa parceria inovadora com a Grimpa XD. E este ano 48% escolheu Portugal – com destaque para o Algarve (35%).
17% escolheram destinos na Europa – Espanha, pela proximidade e pelo preço é o destino mais escolhido (26%) e França surge na segunda posição da lista com 8% das escolhas. Fora da Europa (10%), a escolha recai sobre os Estados Unidos da América!
O poder do social
Já a forma como as viagens e férias são planeadas, segue as novas tendências de mercado: na sua maioria, os inquiridos fazem-no por conta própria (88%) – e o que mais pesa nas escolhas é o feedback e a recomendação de amigos e familiares (49%)! A internet desempenha aqui um papel de enorme relevância, sendo a principal ferramenta utilizada – sejam blogs de viagem ou comentários nas redes sociais – para procurar todas as informações disponíveis.
Inovar nos estudos de mercado
A More Results realizou este estudo sobre as «Férias de verão dos portugueses» através de Chatbots, numa parceria com a Grimpa XD, de modo a perceber a adesão do consumidor português a esta forma de estudos de mercado. A tecnologia, pela primeira vez em Portugal, é baseada nos princípios da inteligência artificial, em que os chatbots (robôs que operam a partir de plataformas de mensagem instantânea) simulam conversas de forma automatizada. Os smartphones fazem parte do quotidiano do consumidor e dados recentes indicam que cerca de 50% da utilização dos telefones é feita através de apps, pelo que o bot consegue assim uma interacção natural, já que através de mensagens de texto as pessoas tendem a expor-se mais – o que pode trazer resultados muito interessantes para o universo de pesquisa. O entrevistado responde de maneira interativa, orgânica e natural, em ambiente familiar e prático – o Messenger. Também pode responder a diferentes tipos de questões, além de enviar arquivos de imagem ou áudio produzidos por eles próprios. E esta foi uma capacidade que a More Results testou, ao pedir aos entrevistados que enviassem uma imagem que representasse as suas férias de sonho! Separámos assim as imagens em grupos e interpretámos as subjetividades das escolhas. Foi possível observar uma clara intenção de se afastar de tudo que se assemelha à vida quotidiana, ao mesmo tempo que se procura conforto e comodidade. A imagem que apareceu com mais força foi a da praia paradisíaca: areia branca, palmeiras, mar azul.
Sobre o tema, foram inquiridos indivíduos de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, com recurso à utilização da base de dados da More Results.
O estudo foi realizado através de uma metodologia quantitativa com a utilização da plataforma “On-the-Go”, propriedade da Grimpa XD, em que os participantes respondem às questões através de um link de acesso direto ao ambiente Messenger, possibilitando a recolha em tempo real de informações de texto, imagem e áudio.