Entrevista – Luís Duarte

Entrevista – Luís Duarte

A MORE faz 25 anos. São 25 anos de trabalho árduo, de desafios, de evolução, de superação, de alguns altos e baixos, mas, sobretudo, de histórias bonitas, de momentos criados e vividos por aqueles que são MORE. Essas são as vozes que nós queremos ouvir e partilhar, porque partilhar é a parte mais bonita da viagem.

O nosso primeiro entrevistado não precisa de grandes apresentações, “Não adies para amanhã o que podes melhorar hoje” é a frase que o inspira a fazer MORE desde que fundou a empresa, em 1998.

É licenciado em Gestão Turística e Hoteleira, acredita em “servir para liderar” e dedica o seu tempo aos clientes internos e externos, à inovação e à melhoria contínua do negócio dos clientes. Gosta de passar os tempos livres com a família, ler e de treinar com os Fuzileiros ao ar livre. Partilhamos com vocês, em primeira mão, esta entrevista exclusiva com o nosso General Manager.

 

MORE: Até aqui já fizeste história e ela perpetuar-se-á enquanto existirmos, mas como gostavas de ser lembrado no futuro dentro e fora da MORE?

Luís Duarte: Gostava de não ser lembrado de todo 😊 Claro que tenho um desejo enorme de na More Results fazermos acontecer – e sem fazermos acontecer não há festa – mas acima de tudo quero colocar as traves-mestras (cultura) que potencie a construção de grandes equipas que me tornem dispensável.

Através da sua paixão, do querer (muito) e do seu conhecimento as nossas equipas possibilitam às empresas melhorarem os seus resultados de ano para ano através de decisões cada vez melhor tomadas. Queremos uma More Results a ser vista como uma marca altamente eficaz em cada missão em que está envolvida. Este é o espírito que aprendi na Alemanha – país no qual vivi até aos 14 anos – e me moldou. Obtemos resultados sólidos e mais duradouros quando trabalhamos em equipa e cada elemento trabalhe para o todo. Gosto do planeamento atempado. Gostamos que cada um brilhe e dê o seu melhor mas tendo sempre em primeiro lugar os objetivos conjuntos.

Equipas que se unam e superem, contagiam positivamente colegas, fornecedores, clientes, as equipas dos nossos clientes e o resultado final é melhor. Um forte trabalho de equipa leva-nos até onde quisermos. O nome More Results não surge de todo por acaso – aparece dos princípios que vivemos no dia a dia, de darmos mais, do “extra mile”, para entregarmos mais resultados.

Respondendo agora mais objetivamente à pergunta : o meu ADN é internacional mas dá-me particular gosto contribuirmos para que empresas Portuguesas obtenham performances de excelência e permaneçam entre os melhores do mundo no seu setor de atividade. Dá-me igualmente muito gosto atingimos estes objetivos com equipas muito dedicadas – gosto de construir equipas que assentem na riqueza da diversidade de backgrounds de conhecimentos e visões da vida – e que essas pessoas e equipas se sintam realizadas na More Results e com o que temos para dar às organizações – que queremos seja algo mobilizador.

MORE: Trabalhar na MORE é…?

Luís Duarte: Trabalhar na More é acima de tudo ter AMBIÇÃO – ser exigente, mas com descontração, para conseguirmos obter os resultados pretendidos e o sentimento de missão cumprida. Simultaneamente ter sempre presente a BONDADE. Trabalhar na More é acreditar que conseguimos atingir resultados excelentes com valores de humanismo inabaláveis e sem atalhos indesejáveis.  Assentamos acima de tudo em relações de CONFIANÇA, até porque “if there is trust we can go fast”.  A exigência exige-nos foco mas é essencial juntarmos pelo menos umas 100 gramas de diversão, porque com alegria temos melhores resultados ao fim do dia! Definitivamente trabalhar na More é “dar o More” e estar sempre disponível para uma boa gargalhada – e claro, também para de vez em quando ir buscar um bolito ou um geladito para os colegas, ou mesmo uma mini ou um gin tónico.

MORE: Face ao tempo que tens de MORE, qual era o conselho que darias ao teu “eu” do passado, quando entrou na MORE?

Luís Duarte:  Teria mais cedo e mais vezes pedido feedback. Teria falado com mais pessoas na tomada de decisão.  Descobri já há alguns anos que qualquer ideia, seja de quem for, se for ao “stress-test” e análise critica das pessoas adequadas, no final sai no mínimo 10 vezes melhor do que a ideia original.

MORE: E que conselho deixarias a alguém que poderá vir a entrar na MORE?

Luís Duarte: Acima de tudo trazer curiosidade e vontade de aprender continuamente para acrescentar valor. Através da curiosidade descobrimos a essência que está escondida por detrás da aparência e isso abre-nos horizontes. Através da vontade de aprender compreendemos a mudança e através dessa aprendizagem e da sua tradução para o terreno, antecipamos tendências e servimos melhor os consumidores e os negócios dos nossos clientes.

Como o Jeff Bezos diz, “it is always day zero”.

MORE: Se a MORE fosse um animal era um/uma…. E porquê?

Luís Duarte: Podia ser o Leão, ou o Dragão, ou mesmo a Pantera, mas (não só) pela minha paixão futebolística, opto pela águia – tem uma visão 8 vezes mais nítida do que a humana, e uma Audição muito apurada. A visão é essencial para que tudo o restante faça sentido e a audição importante para mais do que ouvirmos, escutarmos – quer o que é dito verbalmente quer o que é dito de outras formas. E assim conseguiremos voar mais alto e melhor visualizar de onde viemos, onde estamos e para onde pretendemos ir – sempre com um espírito de adaptar a rota.

MORE: Qual é, para ti, a memória mais bonita que tens na/da MORE?

Luís Duarte: Felizmente tenho muitas e boas memórias – e acredito que somos nós os catalisadores para que muito mais sejam acrescentadas a este livro que leva 25 capítulos. Uma memória que recordo como muito bonita, foi a surpresa que tive na festa dos 20 anos da More Results. Do “nada” toda a equipa fez uma dança ao som da musica “One More Time” dos “Daft Punk” com uma coreografia espetacular e muito bem sincronizada – que depois me contaram, demorou muitas semanas a ensaiar! Não estava mesmo à espera! Outras memórias que deixam a mim e a toda equipa com um sorriso na cara é quando alguma filha ou filho, mãe ou pai dum colega visita o nosso escritório – é sempre um momento especial em que se fundem as nossas origens e o nosso legado familiar com algo que nos deve realizar e preencher que é o nosso trabalho. Gosto particularmente quando as filhas e filhos dos nossos colegas correm para ir dar uma voltinha na trotinete ou no cavalinho de madeira que temos no escritório. Estes brinquedos de madeira foram construídos pelo Sr. Garrido, que é um artesão que vive a uns metros do Hotel Villa C em Vila do Conde. O Hotel comercializa estas autênticas peças de arte como forma de ajudar a família do Sr. Garrido, que tive oportunidade de conhecer e conversar aquando de um projeto que desenvolvemos com a Discovery Hotel Management.

MORE: E pensando na MORE no seio de um setor tão vasto de conhecimento e com tantos players o que é que diferencia a MORE? O que é que sentes que a MORE te dá que faz diferença?

Luís Duarte: A More dá-me More oportunidades de sentir orgulho no que faço. Através do nosso trabalho ajudamos organizações a melhorarem e a trabalharem ao nível ou acima das marcas de topo e ao fazê-lo estamos a puxar positivamente por cada uma das pessoas que trabalham nestas empresas. Quando início os projetos em que estou envolvido gosto de reunir com as equipas e de passar a já referida mensagem de Ambição e de Bondade, e de explicar que os projetos em que a More está são Win-Win. Costumo dizer que se aderirem ao espírito e às ferramentas com que trabalhamos podem ser melhores do que os melhores e trabalhar em Paris, Londres ou New York. Acredito que More significa More Oportunidades, More Criatividade, More Abundância e que a Meritocracia funciona verdadeiramente.

Gosto de pensar que o que a More dá de diferente é “liberdade com responsabilidade”. Não há fórmulas únicas que funcionem para todas e todos, pois cada um é único e inimitável, e cada um desempenha melhor e é mais feliz se houver espaço para uma adaptação responsável na forma como faz a gestão da sua vida pessoal e profissional.

MORE: Para terminar, ao que gostarias de brindar connosco? Diz-nos a que seria o teu brinde. 

Luís Duarte: Vou optar por brindar a cada segunda-feira às 8 da manhã. Para mim o início de cada semana é sinónimo de alegria de podermos recomeçar, após um fim de semana a fazer o que mais gostamos ou a fazer o que temos para fazer enquanto filhos, pais, maridos, amigos, e a oportunidade de deixarmos a nossa marca. Segunda-feira de manhã significa o voltarmos a estar juntos para abraçar o desconhecido, os problemas, as oportunidades, a adrenalina e a interdependência, que é algo de muito bom. Sentirmo-nos confortáveis com o desconfortável porque sabemos que na More Results nenhum de nós sabe mais do que nós sabemos todos juntos e é por isso cada vez estamos mais confortáveis com o desconhecido e é por isso que somos vencedores.

MORE: Obrigada, Luís. Obrigada, aos nossos leitores. 

Não percam a próxima entrevista.