Entrevista – Frederico Marques

Entrevista – Frederico Marques

A MORE faz 25 anos. São 25 anos de trabalho árduo, de desafios, de evolução, de superação, de alguns altos e baixos, mas, sobretudo, de histórias bonitas, de momentos criados e vividos por aqueles que são MORE. Essas são as vozes que nós queremos ouvir e partilhar, porque partilhar é a parte mais bonita da viagem.

O entrevistado de hoje é engenheiro de formação e é conhecido na MORE como o tipo que procura arranjar maneira de facilitar um processo, agilizar uma tarefa, de tornar mais fácil o que às vezes achamos complicado por natureza. O “Fred” como carinhosamente lhe chamamos, apesar de ser um homem de poucas palavras, normalmente sereno, gosta de beber o seu copo com os amigos, ver um jogo de bola e fazer um joguinho ou vários no PC/Telemóvel. Já é uma cara muito conhecida na MORE e regressou no final de 2022, partilhando connosco um bocadinho do que é a sua experiência na MORE. Lê tudo aqui.

 

MORE: Até aqui já fizeste história e ela perpetuar-se-á enquanto existirmos, mas como gostavas de ser lembrado no futuro dentro e fora da MORE?

Frederico: Obviamente é bom quando o nosso trabalho tem um impacto positivo e esse é reconhecido e lembrado na história da MORE mas preferia ser lembrado pelas qualidades enquanto ser humano: um bom colega, um bom líder e um bom amigo fora do ambiente de trabalho.

MORE: Trabalhar na MORE é…?

Frederico: Em iguais partes, stressante por que tudo é para estar feito ontem, e divertido, dado o leque de “personagens” com quem trabalhamos diariamente.

MORE: Face ao tempo que tens de MORE, qual era o conselho que darias ao teu “eu” do passado, quando entrou na MORE?

Frederico: Relativizar os problemas. Se não for urgente nem prioritário, não devemos sofrer por antecipação e como os nossos amigos anglófonos dizem, “we’ll cross that bridge when we get there.”

MORE: E que conselho deixarias a alguém que poderá vir a entrar na MORE?

Frederico: Poderia simplesmente responder da mesma forma que fiz à questão anterior, mas aproveito para acrescentar: tenham uma mente aberta para novas tarefas e responsabilidades. Encarem-no como um desafio pois se vos estão a “pôr o menino nas mãos” é porque acreditam em vós e nas vossas possibilidades de crescimento.

MORE: Se a MORE fosse um animal era um/uma…. E porquê?

Frederico: Valem animais mitológicos? A MORE seria uma quimera: uma amálgama de pessoas com diferentes percursos e experiências de vida, de várias faixas etárias e com diferentes áreas de formação, mas que funcionam como um todo para atingir os nossos objetivos coletivos.

MORE: Qual é, para ti, a memória mais bonita que tens na/da MORE?

Frederico: Provavelmente a festa de Natal de 2019. Foi o culminar de um ano bastante duro e cansativo, mas naquelas curtas horas todos esquecemos as aflições do dia a dia e rimos, brincámos e libertámos as nossas frustrações de forma saudável.

MORE: E pensando na MORE no seio de um setor tão vasto de conhecimento e com tantos players o que é que diferencia a MORE? O que é que sentes que a MORE te dá que faz diferença?

Frederico: Além dos benefícios enquanto trabalhador, um ambiente de trabalho saudável e descontraído “q.b.”, onde podemos criar laços que, espero eu, durem para além da nossa estadia na empresa seja qual for a duração da mesma.

MORE: Para terminar, ao que gostarias de brindar connosco? Diz-nos a que seria o teu brinde. 

Frederico: Um brinde a mais 25 anos de MORE, cheios de sucesso e evolução, e, obviamente, um brinde aos meus colegas que tornam o quotidiano (muito) mais fácil de suportar.

MORE: Obrigado, Frederico. Obrigado aos nossos leitores. 

Não percam a próxima entrevista.