Customer Journey

Um dos aspetos mais importantes na experiência do consumidor é a personalização. O mapeamento da sua jornada permite criar experiências personalizadas em todos os touchpoints (omnichannel).

 

Analisar a customer journey vai ajudá-lo a visualizar a experiência do consumidor e como estes interagem com o seu negócio. Construir jornadas tem como principal objetivo remover possíveis obstáculos e tornar uma interação o mais eficiente e intuitiva possível. É assim
crucial entender como as diferentes personas se envolvem com as marcas antes e depois da compra. Isso inclui compreender as suas experiências, emoções, frustrações e desafios. No fundo, identificar os pontos de contacto com maior impacto no negócio.

Este processo é transversal a todo o tipo de setores de atividade, nomeadamente, moda, tecnologia, retalho, banca, seguros ou saúde (Health Care).

 

Algumas questões que pode ver respondidas:

  • Como se sente o consumidor em todas as fases do processo de compra?
  • Quais os obstáculos e momentos surpreendentes que existem na sua jornada?
  • A experiência é igual em todos os canais?

 

Quando utilizar:

  • Compreender todas as fases no contacto da marca: fase de descoberta, consideração, decisão, compra, experiência pós compra;
  •  Melhorar a experiência do cliente e aumentar a satisfação;
  • Identificar os pontos de fricção, obstáculos e oportunidades na sua jornada;
  • Personalizar as interações com os seus clientes;
  • Aumentar a fidelização, compreendendo os wow moments que surpreendem o cliente;
  • Lançamento de novos produtos ou serviços e quando é necessário compreender como eles encaixam na jornada atual;
  • Analisar a concorrência: perceber quais as melhores práticas, identificar lacunas e oportunidades para a sua jornada;
  • Melhorar a experiência do cliente e otimizar os seus recursos.

 

Principais Técnicas e Canais de Recolha utilizados:

Técnica de Recolha: EIA’s, Cliente Mistério, Mini Focus Group, Observação direta, Entrevistas estruturadas (CAWI);

Canais de Recolha: Presencial ou Online;