Cerca de 20% das receitas em diversos setores são geradas pelo lançamento de novos produtos. Mas, lançar um produto é uma experiência difícil e exaustiva, que por vezes pode não ter o sucesso esperado.
Seja em fase de ideação de ideias, embrionária ou de protótipo, devemos sempre testar o conceito, o produto e embalagem, antes de qualquer lançamento no mercado. O objetivo é aperfeiçoar e, consecutivamente, aumentar as probabilidades de sucesso.
- Estudo de Conceito (fase ideação) – permite compreender como os consumidores se sentem relativamente a uma ideia antes do seu lançamento. O objetivo será compreender a aceitação, adequabilidade, pertinência e valorização que o consumidor faz do produto ou serviço.
- Estudo de Produto (fase embrionária) – permite testar um protótipo em diversas fases do processo criativo, de forma a poder aperfeiçoar e potenciar o produto/serviço.
- Estudo de Embalagem (fase final) – avaliar se o consumidor compreende o layout, a mensagem, o branding, e de que forma a conjugação destes impulsionam ou não a compra.
Algumas questões que pode ver respondidas:
- O conceito é atrativo para o consumidor? Consideram pertinente?
- Como compreendem o produto? Que forças e fraquezas identificam?
- Conseguem identificar a mensagem? Identificar a marca? E o claim? Gostam do layout? Identificavam no local de compra?
Metodologias mais utilizadas:
- Focus Group
- Inquéritos Online, Telefone ou Presencialmente (CAWI, CATI e CAPI/PAPI)