Estudo de Conceito, Produto ou Embalagem

Cerca de 20% das receitas em diversos setores são geradas pelo lançamento de novos produtos. Mas, lançar um produto é uma experiência difícil e exaustiva, que por vezes pode não ter o sucesso esperado.

 

Seja em fase de ideação de ideias, embrionária ou de protótipo, devemos sempre testar o conceito, o produto e embalagem, antes de qualquer lançamento no mercado. O objetivo é aperfeiçoar e, consecutivamente, aumentar as  probabilidades de sucesso. O mesmo se passa com as campanhas ou conjunto de ações com as quais promove o seu produto e/ou marca.

 

Algumas questões que pode ver respondidas:

  • O conceito é atrativo para o consumidor? Consideram pertinente?
  • Como compreendem o produto? Que forças e fraquezas identificam?
  • Conseguem identificar a mensagem? Identificar a marca? E o claim? Gostam do layout? Identificavam no local de compra?

 

Quando utilizar:

  • Avaliar ou validar um conceito novo no mercado, o lançamento de um produto/serviço ou testar o design de uma embalagem ou produto/serviço;
  • Deve ser efetuado em dois momentos: testar a ideia antes de ser desenvolvida (fase embrionária) ou testar o produto/serviço numa fase de protótipo (inicial/final);
  • Teste de conceito: ideia inicial ou numa fase mais tardia de desenvolvimento do produto/serviço. Permite-lhe perceber a aceitação, adequabilidade, pertinência, preço, componentes e valorização do cliente ao produto/serviço;
  • Teste de produto: fase de protótipo inicial ou tardia. Perceber a aceitação do produto, potenciais problemas e avaliar a qualidade do produto antes de ser lançado para o mercado;
  • Teste de embalagem/design: a fase final do protótipo, e permite-lhe avaliar o que o consumidor depreende do layout, das cores, da mensagem, do branding, do que é interpretado, etc.;
  • Avaliação de campanhas (quali e quanti): na fase inicial permite-lhe verificar o impacto e recetividade, assim como perceber se a mensagem transmitida é a pretendida. No pós campanha, verificar se a população se recorda da mesma e que mensagem transmitiu.

 

Principais Técnicas e Canais de Recolha utilizados:

Técnica de Recolha: Entrevistas aprofundadas (EIA) ou Focus Group.

Canais de Recolha: Presencial ou Online dependendo do target ou objetivo específico.