Comportamentos, Atitudes e Hábitos do Consumidor

Sabia que grande parte das decisões de compra não são feitas conscientemente, sendo mais baseadas na emoção do que na razão?

 

Este tipo de estudo ajuda-o a perceber os motivos de utilização dos seus produtos/serviços e o que pensam os consumidores sobre os mesmos. Estreitar e compreender a relação que os consumidores têm com o seu produto/serviço irá ajudá-lo a descobrir oportunidades de melhorar o seu posicionamento, de inovar, e sobretudo, como desenhar a estratégia de marketing mais acertada.

Recolher informação específica e estratégica sobre as necessidades, atitudes e comportamentos do consumidor, é fundamental para conseguir compreender como se forma o processo de decisão do mesmo.

 

Algumas questões que pode ver respondidas:

  • Como o consumidor utiliza o produto/serviço?
  • Quais os motivos de compra? O que valorizam?
  • Utilizam só uma marca ou várias?
  • Como se comportam os vários perfis?

 

Quando utilizar:

  • Identificar segmentos/perfis de clientes e como se comportam;
  • Compreender quem é o cliente: qual a caracterização demográfica (sexo, idade, classe social);
  • Compreender os comportamentos associados à marca, ou seja, a frequência de compra, os locais de compra, os motivos de compra;
  • A perceção que os clientes têm da sua marca, dos seus produtos e serviços, dos seus valores e da comunicação que fazem para o exterior, e como os diferenciam da concorrência;
  • Também permite compreender quem são os não clientes: os motivos de não compra, o que pensam da sua marca e onde estão a comprar;
  • Compreender a necessidade que o produto/serviço suprime;
  • Outro tipo de comportamentos/atitudes importantes: privilegiam que canais de compras, que tipo de comportamentos e hábitos têm;
  • Permite entender como e onde focar as estratégias de marketing;

 

Principais Técnicas e Canais de Recolha utilizados:

Técnica de Recolha: Entrevistas estruturadas (questões fechadas e abertas);

Canais de Recolha: Telefónico (CATI); Online (CAWI); Presencial (CAPI);