More Results

JOSÉ BENTO

Auditor
37 anos
Batalha

 

O que é ser cliente mistério?

Cliente mistério é um cliente normalíssimo que, quando vai a uma loja, vai com um objetivo delineado e concreto. Quando chega a casa escreve sobre o que aconteceu! Nada mais simples!!

Ganha-se algum dinheiro, mas para mim o mais importante é o sair da rotina! Sim, o facto de se sair da rotina do dia a dia, ajuda a abrir novos horizontes, a perceber novas realidades e até se pode aprender para a nossa vida pessoal.

Quando me perguntam quanto eu ganho, eu respondo que não sei, porque posso ganhar mais em perceber como funcionam as coisas do que o honorário direto.

Ser cliente mistério também me fez conhecer novos “mundos”, novas lojas, novas posturas, novas realidades! Também me fez ir a locais que só conhecia no mapa!

O que é preciso para ser cliente mistério? Para além do óbvio, é preciso mente aberta, alguma disponibilidade, mas acima de tudo é preciso gostar de comunicar e de aprender. Cada visita é uma visita e cada realidade é uma realidade.

Conheci a MORE numa pesquisa básica no Google, e rapidamente percebi que o seu grau de exigência é muito proporcional à sua qualidade de trabalho. Nota-se empenho em perceber se há dúvidas e fazem testes para confirmar o mesmo. Eu pessoalmente concordo, até porque é importante para todos os lados a boa preparação, a boa organização e o melhor trabalho possível. E o pior é quando recebemos a avaliação do nosso relatório!!!

Pessoalmente, e apesar de já ter alguns anos de experiência em ser cliente mistério, ainda hoje quando entro numa loja sinto aquele friozinho na barriga como se fosse a minha primeira visita.

O que posso dizer a quem está a iniciar? Nada de especial, mas insisto num ponto: é preciso ser responsável na visita, ser responsável no trabalho, ser responsável na avaliação, ser responsável no relatório. Uma dica útil é, por exemplo, caso seja a primeira vez, ir a uma loja concorrente da loja do cenário, apresentar o cenário e fazer um relatório fictício. Assim, as dúvidas no preenchimento desse relatório vão ajudar a preparar melhor a visita!